O carnaval de Ouro Preto é o mais tradicional de Minas Gerais, sua história remonta o século 19, motivo pelo qual a cidade recebe milhares de turistas nesta época. Cheio de peculiaridades, o carnaval em Ouro Preto é procurado por foliões de Norte a Sul do Brasil, além do grande número de estrangeiros oriundos de todo o globo que vem para pular os 6 dias de festa no famoso carnaval de Ouro Preto.

Além da própria festa em suas ladeiras, o que contribui para o SUCESSO do Carnaval de Ouro Preto, são as tradicionais Repúblicas Estudantis. São mais de 300 repúblicas espalhadas por toda a cidade, que se organizam para receber todos os foliões, onde oferecem a hospedagem, alimentação, festas com bebidas liberadas e acesso aos Blocos Universitários.

Os Blocos Universitários são organizados pelas repúblicas onde reúnem milhares foliões para curtirem grandes atrações. Assim nasceu o Bloco Cabrobró, reunido por alguns estudantes, amigos e familiares, desfilavam pelas ladeiras de Ouro Preto ao som de sua própria bateria. Com o passar dos anos aquela folia entre amigos tomou proporções cada vez maiores e, nos dias de hoje, o Bloco Cabrobró tornou-se o protagonista do Carnaval de Ouro Preto.